A processadora de alimentos JBS informou neste sábado (29) que irá investir US$ 100 milhões (cerca de R$ 576,5 milhões na cotação atual) na construção de duas fábricas no Vietnã, visando expandir sua presença na região e fortalecer sua posição no mercado global.
Segundo comunicado da companhia, as plantas serão responsáveis pela produção de carne bovina, suína e de aves, e utilizarão, principalmente, matérias-primas importadas do Brasil, destinadas a abastecer o mercado vietnamita e de outros países do Sudeste Asiático.
O acordo foi formalizado nesta madrugada por meio de um memorando de entendimento com o governo vietnamita, disse a JBS.
O negócio foi selado durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vietnã, que marcou a abertura do mercado vietnamita à carne brasileira e teve a JBS como parte da delegação empresarial que acompanhava o presidente.
“As novas fábricas no Vietnã não serão apenas uma expansão de capacidade produtiva, mas um investimento com propósito: gerar valor para a economia local, criar empregos qualificados, contribuindo para a segurança alimentar em todo o Sudeste Asiático”, disse o presidente da Friboi, Renato Costa, no comunicado. A Friboi, que pertence à JBS, se apresenta como líder no mercado de carne bovina no Brasil.
O plano prevê a construção de um centro logístico com capacidade para armazenagem, abrangendo atividades de pré-processamento, corte e embalagem, disse a JBS.
O memorando estima que a segunda fábrica será construída no sul do Vietnã dois anos após o início das operações da primeira unidade e contará com infraestrutura semelhante, incluindo novo centro logístico e planta de processamento, acrescentou.